Programa qualifica SUAS

O Programa Estadual de Qualificação da Gestão Descentralizada do SUAS – Qualifica SUAS  objetiva o caráter continuado de qualificação de gestores, conselheiros, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Assim, prevê ações de assessoramento / apoio técnico em curto prazo para utilização dos recursos de cofinanciamento federal e estadual parados em contas municipais e a médio e longo prazos, capacitação, com a criação da Rede de Educação Permanente, e supervisão técnica de profissionais que executam serviços.

Parceiros: FJP, AMM e Conselhos e Colegiados de Gestores da Assistência Social.

O serviço pode ser acessado por Emenda Parlamentar.

Observações: O Qualifica SUAS possui quatro eixos fundamentais:
Eixo 1 – Plano de Apoio Técnico para Indução Orientada dos Gastos e Aprimoramento da Gestão do SUAS – conjunto de ações que visam orientar os municípios sobre como gastar os recursos da Assistência Social, especialmente aqueles parados em conta.
Eixo 2 – Capacitação Continuada – oferta de ações de capacitação de gestores, conselheiros municipais e trabalhadores do SUAS – da rede pública e privada, em parceria com instituições de ensino.
Eixo 3 – Criação do Núcleo de Educação Permanente do SUAS em Minas Gerais – instância colegiada responsável pelo diagnóstico e planejamento de ações de capacitação e educação permanente. Deverá ser composto por trabalhadores, conselheiros, usuários do SUAS e instituições de ensino.
Eixo 4 – Supervisão Técnica aos Trabalhadores do SUAS – ações de capacitação em serviço com a finalidade de apoiar e acompanhar as equipes de trabalho no desenvolvimento das funções de gestão e provimentos dos serviços e benefícios socioassistenciais.

Documentos necessários:

Termo de Aceite