Buscar
História

Foi durante o século XIX, em busca das minas de ouro, que a vinda de aventureiras e numerosas famílias europeias para o interior de Minas Gerais popularizando essa região. Mais tarde, devido à escassez do ouro, sucedeu-se uma grande corrida pelas pastagens para a criação de gado, fomentando a agricultura regional, estabelecendo nas fazendas um grande número de pessoas.

Devido à localização nas margens do rio Sapucaí, Fama contava com um porto para navegação a partir dos barcos a vapores, que saíam as segundas e quintas-feiras para o porto de Carrito, na cidade de Carmo do Rio Claro, passando e parando pelos portos de Amoras, Campo Verde, Barra do Alto, Azevedo, Correnteza, Aguas Verdes, Santa Rosa, Ponte e Tromba, levando e trazendo mercadorias e passageiros.

Com a evolução e o aumento popular necessitando de locomoção por terra, em 1º de maio de 1896, era inaugurada a estação ferroviária de Fama, da Estrada de Ferro Muzambinho. No ano seguinte, funcionava no local um Oratório, e, mais tarde, com a chegada de novos habitantes passou-se a Capela.

Atendendo os anseios políticos da época, pela Lei Estadual Nº 843, de 07 de setembro de 1923, o Distrito de Fama foi transferido para o município de Paraguaçu. Em 1948, Fama era elevada à categoria de Município, tornando-se independente da vizinha cidade de Paraguaçu.

Em 1962, com a construção da gigantesca usina hidrelétrica de Furnas, com o objetivo de geração de energia elétrica, grande parte da cidade tornou-se submersa pela chegada das águas, levando à cidade de Fama a necessidade de se reinventar em uma nova história, a partir de um potencial turístico por belezas naturais. Nos dias atuais, Fama concentra um enorme atrativo turístico, com potencial natural para o ecoturismo e para o turismo rural. Embora pequeno de extensão, mas grande de coração pela gentileza de seu povo, Fama é um daqueles lugares em que vale a pena conhecer e sempre voltar!

Fotos
Prefeitura Municipal de Fama • MG • Praça Getúlio Vargas, 1 • Centro • CEP 37.144-000 • Telefone: (35) 3296-1180 • CNPJ Nº 18.243.253/0001-51