Buscar
Símbolos Municipais

Os símbolos do Município são manifestações gráficas e musicais, de importante valor histórico, criadas para transmitir o sentimento de união e mostrar a soberania do povo famense. Segundo a Lei Orgânica Municipal, são símbolos oficiais doMunicípio de Fama a Bandeira e o Hino, considerando-se aindapor legislação específica, o Brasão de Armas.

Bandeira

A criação da Bandeira de Fama foi de iniciativa do Prefeito Omir Augusto Nazareth. Todavia, foi na gestão de seu sucessor, Antônio Quintino da Silva, que em 28 de janeiro de 1985, pela Lei Municipal Nº 734, que a prefeitura autorizou a criação da Bandeira como símbolo, organizado através de concurso. O projeto escolhido em concurso foi de autoria do famense, Pedro Francisco Dias Sobrinho. O simbolismo encerrado na Bandeira, assim se explica: o corte transversal no centro divide a Bandeira em dois campos, um na cor branca (à esquerda) e o outro na cor azul (à direita). O branco significa a paz de uma cidade interiorana e o azul representa a beleza das águas do Lago de Frunas que margeiam a cidade e banha grande parte do Município. No centro veem-se três triângulos entrelaçados: no primeiro, acima dos demais, acha-se a representação de um barco a velas, alusivo ao lazer e o turismo; no segundo triângulo, à direita, acha-se o desenho de um peixe, recordando a saúde e a pesca como meio de subsistência de muitas famílias famenses; o terceiro triângulo, à esquerda, traz um ramo de café, representando a principal fonte de renda do Município. No rodapé dos três triângulos, em faixa branca, contornada de azul celeste, está à data de 1º de janeiro de 1949, alusiva à data de instalação do Município de Fama.

*Fonte: Fama Subsídios para sua história / Hiansen Vieira Franco, 2008

Prefeitura Municipal de Fama • MG • Praça Getúlio Vargas, 1 • Centro • CEP 37.144-000 • Telefone: (35) 3296-1180 • CNPJ Nº 18.243.253/0001-51